segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Corações Feridos - Louisa Reid


SINOPSE:
Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

RESENHA:
A leitura fluiu tanto que em dois dias terminei o livro. A história te instiga e há momentos que assombra por parecer real e como de fato, sabemos que existem relações familiares como as relatadas no livro.

A autora criou personagens factíveis, moldados pelo descaso e pela dor, que tentam vislumbrar um futuro melhor, buscam aceitação, amor e liberdade.

A violência do Pai contradiz sua postura religiosa e oprime as irmãs ao máximo. Hephzibah falece por negligência e Rebecca aos poucos tenta seguir em frente e se libertar das garras opressoras de sua família.

Difícil ter consciência que lares como esses são uma realidade comum no mundo todo, uma triste e sigilosa realidade. Os vizinhos não notam o tratamento que pais como Roderick dão aos seus filhos, ou fingem não ver. A indignação relatada no final do livro atinge o leitor.

Uma mãe omissa que não se importa com o que acontece dentro de sua casa, os parentes que se distanciam e não querem ter qualquer relação com os fatos. Duas irmãs que se acostumam a viver na sombra da violência.

Rebecca sofre com a deformação de seu rosto e acredita nunca encontrar amor, amizade e aceitação, tudo isso muda quando ela consegue um emprego numa espécie de Asilo.

Apesar de perturbador, o livro é excelente.

Nota: 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!